Saltar para o corpo principal da página

SITE OFICIAL DO CLUBE DE DESPORTOS DA COSTA DO SOL

Terminamos como começamos

Nem sempre as coisas terminam como começam, mas para o Costa do Sol, terminaram como começaram. Os canarinhos iniciaram a época conquistando um troféu, e foi com mais uma Taça que encerraram a temporada.

Depois de uma época com altos e baixos no campeonato nacional, onde terminaram no oitavo lugar (uma posição que nada dignifica o clube), falhando desta forma o principal objectivo da temporada, mas o segundo não escapou aos canarinhos.

Quando apercebeu-se que já não tinha muitas hipóteses de conquistar o Moçambola 2018, o Costa do Sol, instalou-se de "malas e bagagens" na Taça de Moçambique, e a recompensa chegou na tarde de sábado.

Na tarde de sábado, o Costa do Sol, conquistou pela décima terceira vez a Taça de Moçambique, ao vencer o Ferroviário da Beira por quatro bolas a duas, na marcação de grandes penalidades, depois de um empate a um golo, no tempo regulamentar e no prolongamento.

As duas equipas entraram para o o relvado com o objectivo de marcar cedo, e o Ferroviário da Beira foi a primeira equipa a criar perigo, logo nos primeiros segundos Maninho disparou forte obrigando Guirrugo a aplicar-se para evitar males maiores.

Com a bancada sobra toda ela composta de adeptos das duas equipas, que entoavam cânticos para incentivar os artistas, o Costa do Sol equilibrou a balança e começou a "visitar" a baliza de Willard mas sem criar perigo.

A primeira grande explosão de alegria, surgiu a passagem do minuto trinta e seis quando Thomas roubou uma bola no meio campo e do meio da rua rematou para o fundo da baliza de Guirrugo que estava um pouco adiantado, festa para os locomotivas. Mas Mbulu não deixou que a festa do Ferroviário da Beira levasse muito tempo porque no minuto seguinte fez o golo da igualdade. E com o empate a uma bola as duas equipas foram ao descanso.

No reatamento, as equipas continuavam a não arriscar muito com "medo" de serem surpreendidas. Mas a maior ocasião de golo perteceu ao Costa do Sol, com Mbulu, que desmarcou-se bem, passou por Willard, rematou de cabeça para o golo, mas valeu a boa recuperação de Willard a cortar a bola em cima da linha (do ponto onde nos encontravamos não temos a certeza se a bola entrou ou não). Ainda gritou-se golo, e os jogadores do canarinhos protestaram contra o segundo assistente.

O empate manteve-se até aos noventa minutos e no prolongamento pouco ou nada se viu, com os jogadores a se arrastarem dentro das quatro linhas, e a "puxarem" o jogo para as grandes penalidades.

Na lotaria dos penalties, o Costa do Sol foi mais forte, apesar de ter começado mal, com penalte falhado por Seameh, mas Sibale, Raúl, Nené e Jorge colocaram a bola no fundo da baliza, e o Ferroviário da Beira, viu Mambucho e Nelito, a acertarem nos ferros da baliza, depois de Maninho e Edson, terem enganado Guirrugo.

E o Costa do Sol terminou a temporada 2018 tal como começou e terminou a de 2017, fazendo a festa da conquista de mais um troféu.

Autor Feliz Mangane @ Folha de Maputo

Terminamos como começamos