Saltar para o corpo principal da página

SITE OFICIAL DO CLUBE DE DESPORTOS DA COSTA DO SOL

Academia Eusébio

Academia Eusébio

QUEM FOI EUSÉBIO?

Eusébio da Silva Ferreira, mais conhecido por Eusébio (Lourenço Marques, 25 de janeiro de 1942 — Lisboa, 5 de janeiro de 2014), foi um futebolista português, nascido em Moçambique durante a época colonial. É considerado um dos melhores futebolistas de todos os tempos pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFHHS), especialistas e fãs. Recebeu a alcunha de Pantera Negra.

O Pantera Negra, A Pérola Negra, e King, Eusébio marcou 733 golos em 745 partidas oficiais na sua carreira. Era conhecido pela sua velocidade, técnica, capacidade atlética [editado] e pelo seu poderoso, e preciso, remate de pé direito, tornando-o num prolífico goleador e num dos melhores marcadores de livres de sempre. É considerado o melhor futebolista de sempre do Benfica e de Portugal e um dos primeiros avançados de classe mundial africanos. [1]

QUANDO FOI FUNDADA?

A Academia foi fundada em Novembro de 2009 pelo Clube de Desportos da Costa do Sol e o nome Eusébio foi gentilmente cedido pelo antigo jogador, estando este presente na inauguração.

OBJECTIVOS

A Academia tem como objectivo proporcionar o desenvolvimento físico e social através da prática desportiva de crianças e adolescentes, oferecendo-lhes treinos que visam a aprendizagem e aperfeiçoamento da prática do futebol, bem como suas regras e aspectos fundamentais.

A aprendizagem da prática do futebol na Academia Eusébio é um autêntico processo formativo, pois segue uma proposta pedagógica que atende de maneira efectiva às mais diversas faixas etárias, respeitando o aluno como individuo, e não tratando-o como um producto que estará sempre pronto a realizar as tarefas impostas pelo treinador.

Para considerarmos como um processo de formação, a Academia aborda alguns aspectos essenciais, tais como:

Metas Globais – Consiste em conseguir alcançar as metas traçadas, no final do plano elaborado pelo treinador e Academia. O aluno deverá estar preparado para evoluir, com o conhecimento da técnica e fundamentos necessários, na sua prática.

Metas Específicas – São metas diárias, de cada etapa da aprendizagem, que contribuem para a evolução das Metas Globais.

A nossa função como Academia, é preencher o tempo livre dos alunos, orientando e ensinando a prática da modalidade, respeitando a individualidade biológica de cada criança, assim como utilizando o desporto como socialização e educação. Também tem um papel fundamental para a sociedade independentemente de o aluno chegar a ser profissional ou não, o mais importante é praticar actividades que o ajudam a manter uma boa qualidade de vida.

METODOLOGIA

Todo o desenvolvimento da aula gira em torno de um tema. Esta sistematização dos conteúdos do futebol se estrutura em três partes:

1. Fundamentos básicos – Incluem as principais técnicas e regras para a prática do futebol, pois, o seu domínio constituem uma base sólida para alicerçar a aprendizagem posterior. São indicadas para crianças de 4 a 6 anos: domínio de bola, condução de bola, o passe, o driblar, o remate, o cabeceamento e o desarme.

2. Fundamentos derivados – Incluem técnicas mais avançadas dos fundamentos básicos. São indicadas para crianças de 7 a 11 anos: o cruzamento, a cobrança da falta, a cobrança do penalti, o lançamento lateral e o pontapé de canto.

3. Fundamentos específicos – Incluem conceitos táctico e características próprias das posições tácticas. São indicadas para crianças dos 12 aos 18 anos: guarda-redes, laterais, defesas centrais, médios defensivos e ofensivos, extremos e avançados.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os alunos são avaliados constantemente pelo treinador obedecendo aos seguintes critérios:

1. Frequência – É avaliada a participação efectiva do aluno às aulas e treinos e este critério é indispensável quando forem ou não convocados para jogos entre escolas.

2. Físico – É avaliada a evolução do aluno observando principalmente seu estágio inicial e respeitando os seus limites.

3. Técnico – É avaliada a assimilação e desenvolvimento do aluno aos trabalhos técnicos trabalhados durante os treinos.

4. Táctico – É avaliada a percepção do aluno ao se enquadrar ou não a forma de jogar dentro da equipa (aspecto colectivo) e na sua posição específica (aspecto individual).

5. Cognitivo – São avaliados baseando-se em experiência do quotidiano, e os factores são: atenção, desinibição e participação nas actividades propostas.

6. Relacionamento Social – É avaliado o relacionamento do aluno com seus companheiros e treinadores.

7. Escolaridade – Cabe aos treinadores fortalecer o interesse do aluno quanto ao seu desempenho escolar.

8. Aspectos Gerais – São avaliados itens como horários, uniforme, responsabilidade, dedicação e boa conduta (antes, durante e após os treinos). Os casos que apresentarem problemas em um ou mais critérios de avaliação serão analisados individualmente e será feito um trabalho junto aos pais e responsável a fim de melhorar a participação do aluno.

HORÁRIOS E CALENDÁRIO DA ÉPOCA

Os treinos realizam-se nas segundas, quartas e sextas-feiras das 17.30 as 19.00 horas. A época inicia em Fevereiro e termina em meados de Dezembro de cada ano. Qualquer alteração ao horário e calendário será comunicada antecipadamente.

PROCESSO DE ADESÃO

FICHA – Ao iniciar as aulas ou treinos na Academia Eusébio, todas as crianças receberão uma ficha de inscrição que deverá ser preenchida pelos pais ou responsável e encaminhada juntamente com duas (2) fotos ao responsável administrativo para ser arquivada. Esta ficha será o histórico do aluno onde constarão seus dados de identificação e dados médicos. Este controle dará condições ao Treinador e pais de avaliar a evolução dos alunos. Na ficha constará também a autorização dos pais ou responsável para que seus filhos possam participar da Academia Eusébio e deverá ser assinada antes de ser entregue.

FAIXAS ETÁRIAS – A Academia está dividida em categorias, estas turmas são preparadas para eventuais jogos amigáveis ou torneios que a Academia venha a participar. Pode ser que venha haver mais subdivisões de acordo com o treinado: grupo dos 4 aos 6 anos, grupo dos 7 aos 11 anos e grupo dos 12 aos 18 anos.

Os jogos entre escolas servirá para continuar o processo de aprendizagem e também para criar a convivência com alunos de outras instituições.

VALORES – Para adesão é necessário o pagamento de 1500,00 MZN (mil e quinhentos meticais) de mensalidade e 3000,00 MZN (três mil meticais) de inscrição.


« UNIDOS FORMAREMOS CIDADÃOS E QUEM SABE, “CRAQUES DE BOLA” »



[1] Eusébio. (2017, 7 de setembro). Na Wikipédia: a enciclopédia livre. Retirada aqui.

Foto à direita Eusébio, Benfica 1964. Retirada aqui.