Saltar para o corpo principal da página

SITE OFICIAL DO CLUBE DE DESPORTOS DA COSTA DO SOL

A História do Clube

A História do Clube

O Clube de Desportos da Costa do Sol tem mais de seis décadas de existência, uma vez que foi fundado a 15 de Outubro de 1955 e completou em 2015, 60 anos de vida!

O clube era originalmente chamado de Sport Lourenço Marques e Benfica e foi criado como uma filial do poderoso Sport Lisboa e Benfica - na altura um papa títulos não só em Portugal como igualmente na Europa.

"Com a independência nacional o clube passou a denominar-se Sport Maputo e Benfica para em 1978 passar a ter a denominação actual."

Emblemas

As cores do logo tem variado ao longo dos anos, como pode ver na imagem, mas os elementos são consistentes. O principal elemento do emblema do clube é o canário a sobrevoar a praia da Costa do Sol, simbolizada pelas ondas do mar, na parte inferior, e banhadas pelo nascer do sol - forte e caloroso.

Equipamento

O amarelo e azul são as bases do equipamento principal do clube. Geralmente, os calções e meias são azuis. Nas costas o nome do atleta é apresentado. O equipamento alternativo tem variado bastante durante os anos.

Os patrocinadores que aparecem no equipamento principal são a Electricidade de Moçambique (EDM) e a Matola Gas Company (MGC), na parte frontal. No equipamento secundário, são a EDM e Gigawatt. Em ambos os equipamentos, o Banco Comercial e de Investimentos (BCI) e a JogaBets, preenchem a parte posterior.

Palmarés

O Costa do sol é o clube com mais títulos conquistados desde a independência nacional.

Para mais informação, leia aqui.

Presidentes do clube

1975 - 1983 > Comissão de Gestão

1983 - 2010 > José Neves

2010 - 2014 > Augusto de Sousa Fernando

2014 -           > Amosse Chicualacuala