Saltar para o corpo principal da página

SITE OFICIAL DO CLUBE DE DESPORTOS DA COSTA DO SOL

Canarinhos voaram para a liderança isolada

Os "canarinhos" voaram na tarde deste domingo para a liderança isolada do campeonato nacional de futebol com 33 pontos, mais um que o segundo classificado, a União Desportiva do Songo.

Numa tarde com uma temperatura amena para a prática de futebol, o Costa do Sol mostrou desde cedo que estava no relvado do Zimpeto, para vencer a Liga Desportiva de Maputo.

Numa jogada praticamente inofensiva do lado esquerdo perto da bandeirola de canto, e Isac pressiona o defesa da Liga, ganha a bola entra na área, passa para Lineker que descobre Loló que desferiu um remate que só parou no fundo da baliza de Quino, estava feito o primeiro, a passagem do minuto oito.

A Liga não cruzou os braços, e podia ter empatado, mas Telinho isolado a entrada da área chutou por cima da baliza de Guirrugo, mas o golo da igualdade chegou num lance de bola parada (livre a meio do meio campo dos "canarinhos") cruzada para as costas da defesa do Costa do Sol, e Sonito desviou para o fundo das redes.

Quando se aproximava o intervalo, veio o momento do jogo, Quino, guarda-redes da Liga, neutraliza um ataque do Costa do Sol, já com a bola nas mãos, toca em Isac com o cotovelo, e o árbitro entendeu que o avançado "canarinho" foi agredido e apitou para a marca de grande penalidade e expulsou o guarda-redes dos "muçulmanos".

Os jogadores e a equipa técnica da Liga, protestaram e alguns tentaram agredir o árbitro, e chegaram a abandonar o campo, mas depois de largos minutos de contestação e negociação regressaram ao rectângulo do jogo, e o Lineker fez o segundo para os "canarinhos" de grande penalidade.

O intervalo chegou, e as equipas foram ao descanso, mas os adeptos do Costa do Sol, que eram a maioria nas bancadas do Estádio Nacional do Zimpeto, continuavam a fazer a festa. E esperava que o descanso serenasse os ânimos dos "muçulmanos".

Na segunda parte, o jogo continuava equilibrado, e a Liga tentava chegar ao golo do empate, mas não conseguia chegar com perigo a baliza de Guirrugo, e o Costa do Sol fazia a gestão do resultado. Entretanto, os nervos continuavam bem a flor da pele numa disputa de bola resultou numa troca de mimos entre Telinho e Loló, e o árbitro mostrou vermelho aos dois jogadores.

Assistia-se a um jogo pobre, mas inteligente por parte do Costa do Sol, que fazia muito bem a gestão, e já em período de compensação fez o terceiro num grande golo de Isac, depois de tirar um adversário do caminho, à entrada da área, rematou bem colocado e bateu Milagre.

O árbitro apitou para o fim do jogo, e os "canarinhos", começaram a segunda volta do Moçambola, isolados no primeiro lugar. Na próxima jornada o Costa do Sol recebe na quarta-feira o Ferroviário de Nampula.

O onze inicial do Costa do Sol, e as respectivas substituições, foi:

16. Guirrugo
30. Salomão (c)[A]
3. Chico
22. Manucho
17. Guambe > 15. Zequito
8. Kito
13. Lóló[A][A] [V]
7. Nelson[A]> 2. Mfiki
11. Isac
19. Tchichto
25. Lineker > 6. Hilario

ESTATISTICASLDM CDS
GOLOS13
REMATES A BALIZA33
REMATES AO LADO53
CARTÕES AMARELOS14
CARTÕES VERMELHOS21
CANTOS43
FALTAS117
FORA DE JOGO31

Autor Feliz Mangane @ Folha de Maputo

Foto Sergio Augusto Sitoe @ Facebook