Saltar para o corpo principal da página

SITE OFICIAL DO CLUBE DE DESPORTOS DA COSTA DO SOL

Clube entra com pé direito na Taça de Honra

O Costa do Sol entrou com pé direito na Taça de Honra da Cidade de Maputo derrotando o Maxaquene por 2-1, no primeiro jogo, que realiza em solo pátrio depois do estágio efectuado na terra do rand.

Num jogo típico de pré-época, foi o Maxaquene quem tomou as rédeas do jogo, com uma entrada enérgica, encurralando o Costa do Sol no seu meio campo, e obrigando-o a cometer sucessivos erros. Os "tricolores" com uma equipa rejuvenescida, exploravam muito os flancos, principalmente o direito, onde Fashy, efectuava cruzamentos para a área que criavam alguma moça a defesa "canarinha".

E fruto desta entrada aguerrida, o Maxaquene criou o primeiro lance digno de perigo ainda nos primeiros minutos (4 minutos) da partida, Fashy, recebeu a bola no meio campo, galgou terreno passou por um adversário e centrou para a área onde Tobias, apareceu sozinho, ao segundo poste a cabecear ao lado da baliza aguarda de Guirrugo. A ala direita era a mais explorada pelos "tricolores" com o irrequieto Fashy, a dar muito trabalho a defesa "canarinha", e em mais uma das suas descidas cruzou e Tobias na zona da marca de grande penalidade chutou ao lado, para o desespero dos "maxacas".

O Costa do Sol, que "tremeu" e muito durante a primeira, falhou muitos passes, e não conseguia sair da "camisa-de-forças" colocada pelo Maxaquene, e vezes sem conta espreitava contra-ataques mas a juventude "tricolor" comandada pelo experiente Campira na defesa mostrava-se segura.

É certo que o Maxaquene dominou a primeira parte, correu muito e criou ocasiões flagrantes para marcar, e se tivesse indo ao descanso a vencer não espantaria a ninguém, mas ao intervalo o marcador continuava em branco, por culpa dos "tricolores". Na segunda parte, Tchictho ficou no balneário e, Nelson Santos, lançou Aguiar, com o objectivo de estancar o ímpeto ofensivo do Maxaquene.

A iniciativa de jogo continuava a pertencer a equipa treinada por Antoninho Muchanga, que chegou ao golo a passagem do minuto 49, tento apontado por Terra, a passe do médio Bruno que "pegou" a bola no lado esquerdo do meio campo flectiu para o interior e faz um passe para o lado contrario que "cortou" a defesa "canarinha" ao meio, e encontrou Terra que dominou o esférico introduziu-se na grande área chutando para o fundo da baliza de Guirrugo.

O Costa do Sol, não tardou a reagir a desvantagem, e Isac que trocou o Maxaquene pela equipa do Matchiki tchiki, apareceu sozinho na cara do jovem Basílio, e rematou para a defesa incompleta do guardião "tricolor", e na recarga a bola foi enviada a trave - era um aviso que a experiência triunfaria sobre a juventude.A verdade é que a velocidade imprimida durante a primeira parte e nos minutos iniciais da etapa complementar, começou a pesar e o cansaço tomou conta dos jogadores do Maxaquene, que pautavam pelo anti-jogo, e espreitavam alguns contra-ataques.

A equipa de Nelson Santos, recorreu a experiência dos seus jogadores para chegar a igualdade e virar o resultado ao seu favor. Numa das descidas do lado esquerdo, os "canarinhos" ganham um livre a entrada da área, que Artur bateu colocado sem chance de defesa para o guarda-redes do Maxaquene, era o golo de empate (minuto 73). Os "canarinhos" acreditaram que podiam chegar a vitória, e aumentaram a pressão e a passagem do minuto 79, Zequito que entrou no decorrer da segunda parte, descobriu Isac no lado esquerdo do ataque, que a entrada área rodopiou sobre um defesa e tirou forte e colocado, era a cambalhota no marcador.

Isac por respeito a sua antiga equipa não festejou o tento que deu a vitória, aos "canarinhos" na primeira jornada da Taça de Honra da Cidade de Maputo.

O próximo jogo do clube é contra o Ferroviário de Maputo, no Sábado, dia 4 de Fevereiro, no Estádio da Machava, a contar para a segunda jornada da mesma competição.

Autor Feliz Mangane @ Folha de Maputo

Clube entra com pé direito na Taça de Honra