Saltar para o corpo principal da página

SITE OFICIAL DO CLUBE DE DESPORTOS DA COSTA DO SOL

Conheça de Perto: Artur Comboio

O nosso primeiro convidado da rubrica Conheça de Perto o Canário, é Artur Comboio. Numa breve conversa, vamos passar em revista o passado, presente e o futuro do ex-jogador e actual treinador adjunto do clube.

Quem é Artur Comboio? O Artur Comboio é um jovem que cresceu nas bandas da Mafalala, em 1970, onde aprendi a dar os primeiros toques, numa equipa perto da zona, que é o Munhuanensazar, lá joguei iniciados, onde um dos treinadores o Tomas Jumisse viu-me lá, e contactou os meus pais, e vim parar aqui no Costa do Sol, e comecei a jogar deste lado nos juvenis praticamente.

Quando é que chega ao Costa do Sol? Precisamente posso dizer que lá para 1980

Como foi a infância de Artur Comboio?Foi um filho bem-educado, muito querido na família, sempre a cumprir as obrigações dos pais e dos irmãos mais velhos. Dizer que a minha infância foi espectacular, porque tive a base da educação na sociedade.

Qual foi o melhor momento que passou como jogador? Como jogador, lembro muito bem os melhores momentos, passei com o mister Arnaldo Salvado, por acaso ele é que m chama dos juniores para os seniores, e lá comecei a desfrutar aquilo que eu tinha nos pés. Com ele aprendi muita coisa, não só como treinador, mas também como homem que ele é, e alguns exemplos dele tenho seguido de facto.

Quantos títulos ganhou na carreira como jogador? Talvez começando com os de 1990, estive em todos os títulos do Costa do Sol, começando com os de 1991, devem ser uns 10 títulos.

O Costa do Sol está há 10 anos sem ganhar um título, o que está a falhar? É verdade, praticamente desde que terminamos em 2007, de lá para cá são 10 anos de facto. Na própria selecção dos jogadores, escolha de jogadores, há jogadores que vinham para aqui e diziam estou aqui é o auge, e não sonhavam ganhar campeonato ou jogar fora, e quando é assim é complicado para a equipa, porque quem veste a camisola do Costa do Sol tem que ganhar pelo menos campeonato ou Taça. Se nem uma nem outra dificilmente o clube cresce. Mas espero que este 2017, com uma boa selecção que fizemos, os dirigentes também, nos próprios treinadores, espero que ganhemos qualquer coisa, ainda estamos em todas competições.

É possível uma equipa moçambicana ganhar a Liga dos Campeões? Bem diria que sim, mas tem que haver de facto uma grande organização, começando com a direcção dessa tal equipa, os próprios jogadores, e serem mais profissionais, porque há diferença de trabalho com os que estão em outros países.

Quantas vezes representou a selecção nacional? Foram varias, representei a selecção vários anos, dizer que nesse tempo também, não era fácil o seleccionador tirar os 18, porque o país estava recheado de grandes jogadores, não só em Maputo, mas a nível das províncias também.

Hoje é treinador adjunto, sonha um dia assumir o comando técnico do Costa do Sol? Bom é…, há um ditado que diz assim, quanto mais vezes aprenderes melhor para ti, e já ser o principal um dia quem é que sabe. Mas como adjunto sei que estou a aprender muito, porque o que é mais importante é ser humilde, obedecer quem está a tua frente, teu treinador principal e aí vai colhendo o que é bom para um amanhã quando for principal, mas neste momento, tenho muito que aprender.

Hoje a equipa de juniores do Costa do Sol, tem jogadores capazes de alimentar a equipa principal? Esse é um ponto de facto, pelo que tenho visto nos treinos, tenho assistido todos dias os juniores, acho que vai ser muito difícil, pelo menos sair um vai ser difícil. Não é jogadores encherem aqui dizer que tenho uma equipa, mas é importante que o treinador vasculhe os talentos, e limar aqui deste lado, ai íamos aproveitar qualquer coisa. A formação de juniores tem carência de talentos. Não há muito talento por lá.

Gostaria de deixar uma mensagem para os jovens jogadores?. Bom…uma grande mensagem para os nossos talentos, dizer que as vezes o talento só não basta tem que ter carácter, profissionalismo acima de tudo, e abdicar de muita coisa, que não da para um profissional de futebol. Empenhar-se no máximo nos treinos, tanto nos jogos, porque nunca se sabe quem está na bancada, aonde pode te levar, se é um adepto, ou empresário. Sempre trabalhar no máximo para que os sonhos nunca terminem em Moçambique.

E uma mensagem para a família canarinha? Para a família dizer obrigado por ter me acompanhado como jogador agora coo treinador. Só espero mesmo que chegamos Novembro ou Dezembro, já agora tenho uma filha que vai casar, seria uma grande taça para ela. Espero mesmo conquistar tudo que estiver a frente este ano.

Autor Feliz Mangane @ Folha de Maputo

Conheça de Perto: Artur Comboio