Saltar para o corpo principal da página

SITE OFICIAL DO CLUBE DE DESPORTOS DA COSTA DO SOL

Costa do Sol vence clássico abençoado

Queremos continuar a vencer em casa e a subir na classificação, foi esse o discurso de Nelson Santos, na antevisão do embate de ontem frente aos "tricolores" no ninho do canário.

O discurso do técnico se materializou, e o Costa do Sol venceu a partida por 2-0, que teve a sorte de ser abençoada pela chuva que caiu antes e durante alguns minutos enquanto decorria o clássico da nona jornada do Moçambola.

As duas equipas que desceram ao sintético dos "canarinhos", proporcionaram um bom espectáculo aos adeptos que estavam nas bancadas, bem como aqueles que se encontravam no tecto das suas casas, e aos que se penduraram nas árvores, para acompanharem as incidências do jogo.

Empurrados pelos tocozas (claque dos canarinhos), os "canarinhos" entraram melhores na partida, e só não marcaram a passagem do minuto vinte, porque Nélson não chegou a tempo para desviar de cabeça para a baliza de Jonas.

A jovem e aguerrida equipa do Maxaquene, comandada pelo experientíssimo Campira na defesa, não se intimidou e procurou chegar a baliza do guardião Guirrugo, mas seria a formação da casa a chegar ao golo.

Numa jogada no lado direito do ataque, a entrada da área junto a linha de fundo Kito centra e a defesa "tricolor" faz o corte e o esférico volta aos pés do médio "canarinho" que descobriu Hilário na zona da meia-lua, e este desferiu um remate forte que só parou no fundo da baliza de Jonas que nada podia fazer, se não contemplar a bola a "beijar" as suas redes, para a explosão de alegria nas bancadas.

O Maxaquene procurou inverter o cenário, mas o Costa do Sol continuava forte a atacar e a defender com Guirrugo a parar um remate de Bruno. As duas equipas recolheram aos balneários com o 1-0, a favor dos donos da casa.

Na etapa complementar, os comandados de Antoninho Muchanga, ganharam algum ascendente, ameaçava com o golo do empate, mas tiveram duas contrariedades, João e Alfai saíram lesionados.

Aos 80 minutos, os canarinhos ficaram reduzidos a dez unidades, quando o avançado Isac viu o segundo cartão amarelo a pós uma entrada feia sobre Campira. Em vantagem numérica Muchanga mandou os seus meninos subirem no terreno, mas foi o Costa do Sol a chegar ao segundo golo aos 85 minutos.

O médio Kito, que já vestiu a camisola do Maxaquene, aproveitou da melhor maneira um mau passe do capitão "tricolor", Campira, para "matar" o jogo. O resultado não mais se alterou e a equipa "canarinha" somou mais três pontos e continua a subir na classificação.

Na próxima jornada, o Costa do Sol desloca-se ao sempre difícil terreno do ENH de Vilankulo, com os olhos postos nos três pontos, para manter vivo o sonho da conquista do décimo título de campeão nacional.

O onze inicial do Costa do Sol, e as respectivas substituições, foi:

16 - Guirrugo [A]
5 - Gerson (c)
3 - Chico
30 - Salomão
8 - Kito ⚽
15 - Zequito > 28 - Dito
13 - Loló
7 - Nelson > 4 - Aguiar
6 - Hilário [A] ⚽
25 - Lineker > 10 - Ruben
11 - Isac [A] [A] [V]

ESTATISTICASCDS MAX<
GOLOS20
REMATES A BALIZA54
REMATES AO LADO62
CARTÕES AMARELOS42
CARTÕES VERMELHOS10
CANTOS64
FALTAS1512
FORA DE JOGO49

Autor Feliz Mangane @ Folha de Maputo