Numa partida equilibrada, onde os dois conjuntos a proporcionaram um bom futebol para os adeptos que acorreram em número considerável, ao Estádio da Machava, no vale de Infulene, o empate a uma bola foi o resultado final contra o Ferroviário de Maputo.
O Costa do Sol, durante a primeira parte, teve as oportunidades mais flagrantes para fazer abanar as redes da baliza dos "locomotivas" defendida por Germano.
Hilário, foi o primeiro a testar atenção de Germano, na transformação de um livre aos 4 minutos, que foi a figura dos “locomotivas”. Mas a grande dor de cabeça para a defesa do Ferroviário de Maputo, foi o avançado Iddrisu, que tirava sono a Jeitoso e Chico, e teve duas ocasiões claras para fazer o marcador funcionar.
O Ferroviário de Maputo, respondia com jogadas rápidas, conduzidas por Diogo, mas sem criar perigo ao sector defensivo dos pupilos de Nelson Santos, e não fez nenhum remate digno desse nome enquadrado com a baliza contrária durante a primeira metade de jogo.
O primeiro golo do jogo chegou a passagem do minuto 36, na transformação de uma grande penalidade a castigar uma falta sobre Nelson. Chamado a bater, Isac de Carvalho não perdoou, e colocou justiça no marcador, porque os canarinhos já mereciam no mínimo um golo.
Em cima do intervalo, a equipa da casa ficou reduzida a 10 unidades, de uma entrada dura sobre Hilário.
Na etapa complementar, mesmo com menos uma unidade a equipa verde e branca, foi para cima da nossa e foi coroada com o golo do empate (63'), apontado de cabeça correspondendo a um cruzamento efectuado do lado direito.
Depois do golo, a equipa "locomotiva" agigantou-se, criou algumas oportunidades de golo, e numa delas a bola foi devolvida pela trave da baliza do nosso guarda-redes Wilson, que nada podia fazer.
A partida terminou com a equipa de Lucas Barrarijo, a desperdiçar uma enorme oportunidade de marcar o segundo golo e somar os três pontos, na transformação de um livre na em cima da linha da grande área no lado direito do seu ataque.
Na terceira e última jornada da Taça de Honra o Costa do Sol defronta a Liga Desportiva de Maputo, e se vencer conquista a Taça de Honra.
Autor Feliz Mangane @ Folha de Maputo